terça-feira, 5 de dezembro de 2006

ELETROBRÁS E UFPA ASSINAM CONVÊNIO PARA PESQUISA SOBRE BIOCOMBUSTÍVEIS

A Eletrobrás, a Universidade Federal do Pará (UFPA) assinam amanhã (dia 6/12), em Belém, convênio para o desenvolvimento de pesquisas sobre geração elétrica a partir de biocombustíveis. O documento prevê a capacitação dos laboratórios dos departamentos de Química, Engenharia Química e Engenharia Mecânica da UFPA e também do Instituto Militar de Engenharia (IME) e do Centro Tecnológico do Exército (CTEx).

O custo total do projeto é de R$ 4,8 milhões, com a Eletrobrás aportando aproximadamente R$ 4 milhões. Durante 30 meses, serão desenvolvidos estudos sobre produção e controle de qualidade de biocombustíveis e como aproveitar os subprodutos derivados do processo de obtenção do biodiesel. Os laboratórios da UFPA, IME e CTEx também serão capacitados para testar motores estacionários convertidos à geração elétrica a partir de biocombustíveis.

A cerimônia de assinatura do convênio entre a Eletrobrás e a UFPA marcará a abertura do 1º Fórum de Energia da Região Norte, patrocinado pela Eletrobrás. Nas palestras, marcadas para quinta-feira (7), estarão presentes o secretário de Planejamento e Desenvolvimento do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, e o diretor-geral do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), João Lizardo Araújo, além de especialistas da Eletrobrás em tecnologia e desenvolvimento, eficiência energética e estudos energéticos.
Fonte: Eco Press

Nenhum comentário: