quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

Big Mac vira biodiesel

A produtora de biodiesel alemã Petrotec afirmou nesta quinta-feira que assinou um acordo para construir uma fábrica de biodiesel com capacidade anual de 100 mil toneladas utilizando óleo vegetal que sobra das frituras.

Recentemente, a Petrotec ampliou um contrato para importar as sobras de óleo usado nas frituras da rede de Mc Donald's da França.

Em 2006, a empresa importou cerca de 5,8 mil toneladas desse material usado nas operações francesas do Mc Donald's.

Nesta quinta-feira, a Petrotec também declarou que fechou um acordo com uma empresa alemã de fast food não citada nominalmente para coletar óleo usado de frituras de cerca de 260 restaurantes da rede.

A Petrotec informou ainda que assinou um contrato para construir a fábrica no porto de Emden e espera completá-la em 2007 a um custo de aproximadamente 15 milhões de euros.

Atualmente a empresa produz cerca de 85 mil toneladas de biodiesel por ano utilizando óleo vegetal usado de frituras, que, de acordo com regras da União Européia, não pode mais ser destinado à ração animal.

"Logisticamente falando, Emden é uma base ideal para exportar biodiesel para a Grã-Bretanha, para os países da Escandinávia e Estados Unidos", disse a empresa.

"Sobras de óleos importados de mercados estrangeiros podem ser desembarcadas no píer e colocadas diretamente no sistema de produção de biodiesel."
Fonte: Reuters

Nenhum comentário: