terça-feira, 19 de dezembro de 2006

Brasil exporta tecnologia em biodiesel

Brasil em Gana
Representantes do governo de Gana e do consórcio londrinense Orplase e Ciclos Engenharia firmaram na sexta-feira (15-12) protocolo de intenções para a implantação e desenvolvimento do projeto de agroenergia. O plano de negócios apresentado ao país africano prevê a construção, em 10 anos, de até 30 usinas de açúcar e álcool carburante e outras 30 unidades para produção de biodiesel. O orçamento é de US$ 150 milhões por usina construída. A intenção do governo de Gana é reduzir a dependência de petróleo, uma vez que todo o produto consumido é importado

Brasil nos EUA

A Incobrasa, empresa controlada pelo empresário gaúcho Renato Bastos Ribeiro, deverá inaugurar em janeiro uma planta de biodiesel em Illinois, nos Estados Unidos. É primeiro investimento de uma empresa de capital nacional neste segmento no mercado americano. A companhia também foi pioneira - e até agora a única do país - a investir em uma esmagadora de soja nos EUA.

A esmagadora de soja da Incobrasa está em operação em Illinois desde 1997, quando Ribeiro decidiu vender suas operações com soja no Brasil e jogar suas fichas nos Estados Unidos - mercado dominado pelas gigantes ADM, Bunge e Cargill, conhecidas no segmento como "ABC".

O investimento na unidade de biodiesel chega a cerca de US$ 12 milhões, segundo Douglas Santos, gerente de compra e venda da Incobrasa. Baseado nos EUA, o executivo informou que a unidade deverá entrar em operação logo na primeira semana de janeiro.

A planta foi construída anexa à esmagadora de soja, localizada na cidade de Gilman. Esta unidade processa atualmente 2 mil toneladas de soja por dia. Desse total, 60% serão destinados à produção de biodiesel a partir do mês que vem. Nos últimos meses, a planta operou com capacidade ociosa, e foi por isso que Ribeiro optou por diversificar as atividades da indústria, de acordo com Santos.

Do Zoonews

Nenhum comentário: