sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

CaixaRS tem crédito para biodiesel

A CaixaRS é credenciada pelo BNDES, e através desta fonte desenvolve programas de fomento a novos negócios de atividades emergentes. Wallau destaca, que um projeto de implantação de uma usina de álcool pode ser financiado em até 70% do seu orçamento, ficando o restante para ser aportado pelos sócios. "O complemento de recursos pode ser, ainda, conseguido, em parte, com fundos de investimento em bioenergia, desde que o projeto inclua a co-geração de energia com aproveitamento do bagaço da cana", informa.

A CaixaRS procura viabilizar crédito a uma primeira usina de médio porte, no RS. Provavelmente ela terá que ser financiada por um consórcio de bancos, devido ao elevado montante de recursos necessários. De acordo com Wallau, "a exemplo do fomento que está sendo dado a usinas de biodiesel, com três usinas já em implantação, a CaixaRS quer apoiar a produção de álcool em grande escala no RS, dentro de uma estratégia de substituição de importações e geração de emprego e renda aqui no estado".

Tanto o álcool quanto o biodiesel são considerados combustíveis limpos, por diminuírem os efeitos nocivos da queima de produtos derivados do petróleo, inclusive o conhecido efeito estufa. Dessa forma, os projetos de bionergia podem habilitar-se também aos fundos internacionais de créditos de carbono, o que faz aumentar a renda e a viabilidade dos projetos.
Fonte:
Conteúdo produzido pela agência Safras & Mercado.Clique aqui

Nenhum comentário: