terça-feira, 19 de dezembro de 2006

Falta de investimento faz país ganhar menos com o biodiesel

A lei brasileira de combustíveis determina que todo o óleo diesel consumido no país seja composto por uma mistura de 2% de biodiesel e 98% de diesel de petróleo até 2008. A mesma lei impõe que o percentual da mistura seja de no mínimo 5%, até 2013.

Com o mix, o Brasil deve economizar, com base em números de 2005, ao menos 800 milhões de litros de diesel por ano, o que significa 13% dos cerca de 6 bilhões de litros importados anualmente em média pelo país. Em reais, a economia será de R$ 900 milhões.

Os números, embora positivos, são criticados pelo mercado, pois o índice de biodiesel que poderia ser adicionado ao diesel comum sem causar perda de desempenho é de 20%.

Se aplicado, o percentual geraria economia de 8 bilhões de litros de diesel. Assim, o país poderia alcançar a auto-suficiência na produção e até exportar o produto. Não o faz por deficiências na produção.

“Em termos de viabilidade, no cenário macroeconômico, a disponibilidade de biodiesel no Brasil é insuficiente para saltos maiores”, disse Celso Freitas, engenheiro especialista.

Ele ressalta que, embora a iniciativa seja correta, a velocidade na implementação – e nos investimentos – deveria ser maior. “É um investimento de médio a longo prazo. Poderia ser mais rápido”, afirmou.

Eduardo Schiavoni
Fonte: Bom Dia - Sorocaba
Do Zoonews

Nenhum comentário: