segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

Santa Catarina avalia seu potencial para biodiesel

A Eletrosul e Associação Estadual dos Pequenos Agricultores Catarinenses (Aepac) assinam nesta quinta-feira (7), protocolo de intenções com o objetivo de avaliar o potencial energético e viabilidade técnica e econômica da cadeia produtiva de bioóleos, incluindo os subprodutos (torta, farelo e glicerina), para utilização na geração de energia. O ato acontece às 10 horas na sala da presidência da Eletrosul em Florianópolis.

A partir da assinatura, a Associação fará o levantamento dos municípios da região oeste de Santa Catarina participantes do projeto, as pesquisas técnicas e promoverá o incentivo ao uso de princípios agroecológicos pelos agricultores. Para a produção de biodiesel, serão produzidas sementes e mudas de oleaginosas de cana-de-açúcar. O prazo para a entrega do diagnóstico final é de 180 dias.

O biodiesel é uma das alternativas à produção de energia que possibilita implantar sistemas de economia auto-sustentável de produção agrícola e de beneficiamento de óleos obtidos de matérias-primas como o girassol, amendoim e canola, além da cana-de-açúcar.

Em 2005, a Eletrosul e a Fundação de Desenvolvimento, Educação e Pesquisa da Região de Celeiro (Fundep), assinaram um convênio no valor de R$ 1 milhão para pesquisas envolvendo o biodiesel em 63 municípios da região noroeste do Rio Grande do Sul. Esse projeto conta, ainda, com o patrocínio da Petrobras, que em 2007 irá financiar a construção de um usina para a produção de 5 mil litros/dia álcool a partir das plantações de oleaginosas. A pesquisa também prevê a utilização da biomassa (resíduos) produzida pelo biodiesel na geração de energia.

Fonte: O Barriga Verde

Nenhum comentário: