terça-feira, 12 de dezembro de 2006

Conferência de agroenergia aberta em Londrina

Foi aberta ontem em Londrina, norte do Paraná, a primeira Conferência Internacional de Agroenergia (Conae), evento promovido pela Federação de Associações de Engenheiros Agrônomos do Paraná e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina, com o apoio da Embrapa, Ministério da Agricultura, Ministério do Turismo e Embratur. Mais de 800 pessoas, entre pesquisadores e profissionais ligados à produção de bioenergia e ao aprimoramento do desenvolvimento tecnológico de combustíveis renováveis do país e do exterior, participam de debates sobre as alternativas energéticas para o futuro.

Além de criar alternativas energéticas e desenvolver novas tecnologias, as discussões oportunizam o aproveitamento de bioprodutos derivados das extrações energéticas. “Nesse evento vamos discutir qual o tamanho desse mercado agroenergético e como devemos explorá-lo de forma sustentável e competitiva”, completa. Ainda segundo ele, a energia renovável vai viabilizar novos mercados e novos empregos. As discussões dividem-se em quatro segmentos de pesquisa: álcool combustível, biodiesel (combustível à base de oleaginosas como girassol e soja), biogás e biomassa florestal.

O objetivo do evento é democratizar a informação como forma de conhecimento. As informações retiradas das palestras vão servir de subsídio para uma programação de pesquisa no segmento. “Na conferência haverá ainda gravação das palestras para a produção de um regimento interno que vai subsidiar a programação de pesquisa da Embrapa”, finaliza o pesquisador.

Nos três dias de evento serão realizadas ainda conferências e painéis sobre: Cenários da Matriz Energética Mundial; Perspectivas Energéticas Mundiais; o Mercado do Etanol; o Mercado de Carbono; Biomassa Florestal; o Programa Brasileiro de Biodiesel; a Logística da Produção de Bioenergia; Cana-de-açúcar; Oleaginosas; Ameaças e Oportunidades a Agroenergia; Aproveitamento de Co-produtos; Rede de Pesquisas para a Agroenergia; e Cenários Mundiais para o Mercado de Biodiesel.

Fonte: Paraná-Online

Nenhum comentário: