terça-feira, 19 de dezembro de 2006

Biodiesel de porco

Uma granja de suínos de São Paulo está conseguindo tirar o máximo proveito da criação. Tudo é reaproveitado e uma novidade está chamando a atenção: a produção de biodiesel a partir da banha de porco.

Numa fazenda em Caconde toda a energia usada é produzida no próprio local. O processo começa com a limpeza diária das granjas.

A água suja que antes ia para a nascente agora vai por canos até os biodigestores, onde os dejetos são transformados em gás metano e biofertilizante.

“Dentro do biodigestor tem uma bactéria que digere a matéria sólida e sobra só o líquido e o biofertilizante”, explica o criador João Paulo Muniz.

O biofertilizante é levado para as culturas. Por dia são jogados 12 mil litros de biofertilizante nos 75 hectares de café e 90 de milho. Com isso, a economia de adubo na propriedade chega a 50%.

Já o gás metano segue para a casa de máquinas, onde é sugado pelo compressor e transformado em energia elétrica pelo gerador. O aconchego da maternidade, a iluminação das casas, o aquecimento da comida, tudo com a energia vinda dos porcos.

“No momento estamos produzindo 50% da energia da fazenda”, conta João.

O que sobra do abate, gordura e barrigada, é moído e depois derretido. O resultado é um líquido escuro. A curiosidade de João ganhou força com a técnica do amigo Delvá Poli, químico aposentado. Ele ajudou a desenvolver um novo combustível e explica como ocorre a etapa mais importante do processo:

“Nós vamos colocar álcool e na presença de um catalisador, tipo soda cáustica, esse álcool vai tirar a glicerina da cadeia carbônica do óleo”.

Com a reação química, a glicerina fica no fundo e é retirada. Depois de batida, recebe corante e está pronta para ser usada como sabão.

O líquido que ficou na parte de cima do caldeirão é biodiesel puro e já pode ir direto para o tanque. Faz oito meses que João não precisa ir ao posto de combustível. Os veículos agora só rodam com biodiesel. Por semana são produzidos 400 litros, o suficiente para dar conta de toda a demanda da propriedade.

A tecnologia pioneira fez mudar até a maneira de calcular o consumo.

“Agora se conta a quilometragem por quilo de banha”, comenta o agricultor.

Outra vantagem do biodiesel de porco é que ele causa menos danos ao meio ambiente porque não tem enxofre, que, liberado na atmosfera, ajuda a provocar a chuva ácida e o efeito estufa.

Fonte: Globo Rural - Rede Globo
Agência de Notícia UDOP

Nenhum comentário: