segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

Empaer de Sinop trabalha com pesquisa de pinhão manso

A Empaer - Empresa matogrossense de pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, vem realizando um trabalho de pesquisa com pinhão manso desde setembro deste ano. De acordo com o agrônomo Marcus Damião Lacerda, que coordena a pesquisa, o experimento, no centro de pesquisas da Empaer de Sinop, é feito com espaçamento de 3 x 3m e doses diferentes de adubação com fórmula 04-20-20 contendo micronutrientes: sendo 0; 100; 200 e 300 g/cova.

"O pinhão foi plantado em setembro em corsórcioi com dendê e feijão Jalo precoce. A espécie é utilizada para fabricação de biodiesel e foi utilizada o nome vulgar de Empaer 2006. É um híbrico que veio do Espírito Santo", destacou ele. As covas foram abertas na dimensão de 30 cm x 30 cm x 30 cm. A pesquisa visa testar doses diferentes de adubo e ver qual é a adaptação deste material para ser utilizado pela agricultura familiar.

"Preciso alertar que os produtores devem ter calma e cautela nesta espécie de oleaginosa para produção de biodiesel, pois não se conhece nada a respeito da cultura aqui no Mato Grosso, tão pouco em outros Estados, com significância da pesquisa em Minas Gerais. O produtor não deve ir com euforia para plantar, pois ainda não há nada definido com relação a comercialização e financiamento", explicou.
Fonte:

Nenhum comentário: