terça-feira, 12 de junho de 2007

Malásia busca alternativas de uso para óleo de palma


A indústria malaia de óleo de palma está buscando novas alternativas de uso do produto além do biodiesel, por conta dos elevados preços da commodity, afirmou Pang Teck Wai, chefe executivo da POIC Sabah Sdn Bhd, indústria estatal com foco neste segmento.

Segundo o chefe executivo, o recente rally da bolsa malaia provocou o adiamento de muitos projetos além de desencorajar novos investimentos no setor.

A estatal POIC administra um parque industrial de 5 mil acres especialmente construído para atividades com os resíduos do óleo de palma no estado de Sabah, que é considerada o maior deste tipo em todo o mundo.

"Havia um grande interesse em 2006 pelo biodiesel. Mas que vem recuando por conta dos altos preços do óleo de palma", disse Pang em entrevista. "Agora estamos nos direcionando para a produção de biomassa, fertilizantes, cosméticos e fitonutrientes - áreas que são menos afetadas pelo aumento dos preços", afirmou.

Com alta recente, os preços da commodity aproximaram-se dos maiores valores em nove anos na bolsa de derivativos da Malásia. O óleo de palma é usado para frituras e pela indústria alimentícia, mas também pode ser convertido em biodiesel.

Recentemente, a indústria local vem explorando alternativas de uso dos resíduos da produção do óleo de palma como forma de ampliar a receita. Na opinião de Pang, o crescimento do uso alternativo da commodity é um alívio, já que a companhia vem encontrando dificuldades para atrair investimentos em biodiesel por conta do alto preço do produto. As informações são da Dow Jones.

Fonte:
Matérias Relacionadas:

Biodiesel e Dendê

Óleo de Palma

Palma

Nenhum comentário: