segunda-feira, 4 de junho de 2007

Petrobras foca os aportes em biocombustível

Acompanhando as mudanças na matriz energética global, a Petrobras tem o etanol, o biodiesel e o H-Bio como os focos de investimento de sua estratégia atual, que preve, para os próximos anos, a migraçao da estatal como uma empresa de petróleo para uma grande companhia de energia.

O objetivo da empresa é "liderar o mercado de petróleo, gás natural, derivados e biocombustíveis na América Latina.

No setor de biodiesel, a estatal passará a atuar como fabricante do produto a partir do ano que vem, utilizando sua própria tecnologia - o processo H-Bio. A meta é chegar a 2011 produzindo 850 milhoes de litros anuais, o que colocaria a Petrobras como maior produtora do insumo no Brasil. A Brasil Ecodiesel, líder na fabricaçao de biodiesel no País hoje, tem a meta de chegar a 2008 com uma capacidade de produçao instalada de 800 milhoes de litros. Já em etanol, o objetivo é expandir no mercado internacional, buscando exportar 3,5 bilhoes de litros por ano do produto até 2011.

A partir do ano que vem, quando a adiçao de 2% desse elemento ao diesel torna-se obrigatória, a Petrobras vai mudar sua atuaçao no segmento. Vai deixar de ser apenas compradora e vendedora de biodiesel para atuar como fabricante. Em janeiro de 2008 começam a operar as tres primeiras unidades de produçao de biodiesel da Petrobras: em Quixadá, no Ceará, Candeias, na Bahia, e Montes Claros, em Minas Gerais. Cada uma terá capacidade de produzir 50 mil toneladas ao ano. O biocombustível produzido nessas instalaçoes será comercializado com as distribuidoras, que farao a adiçao no diesel antes de vender aos postos.

Manta explica que "basicamente, o mercado de biodiesel funcionará da mesma maneira que hoje opera o mercado de álcool anidro, no qual as distribuidoras compram de fornecedores a sua escolha e a adicionam a gasolina no percentual exigido pelo governo". A demanda prevista para 2008 no Brasil é de 871 milhoes de litros, o equivalente aos 2% do consumo anual de diesel. Em 2006, esta foi de apenas 240 milhoes de litros e neste ano está projetada em 620 milhoes de litros, devido a realizaçao de leiloes mais robustos pela Agencia Nacional do Petróleo (ANP).

A perspectiva de crescimento ganha força em 2013, quando está prevista a adiçao obrigatória de 5% de biodiesel ao diesel. O consumo do biocombustível no Brasil deverá saltar de 993 milhoes de litros em 2012 para 2,571 bilhoes de litros daqui a seis anos.

Fonte:

Nenhum comentário: