segunda-feira, 4 de junho de 2007

BSBios inicia testes para produção de biodiesel

Iniciam-se hoje os testes para produção de biodiesel na Indústria e Comércio de Biodiesel do Sul (BSBios), de Passo Fundo. A empresa vinha testando as máquinas e tubulações apenas com água, enquanto aguardava a liberação da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), que ocorreu na última quinta-feira. Inicialmente, a BSBios está comprando óleo vegetal para o processamento.

Técnicos americanos passaram o fim de semana acertando as configurações dos computadores da sala de controle para que os testes sejam iniciados. A partir de hoje, 50 funcionários se revezarão para trabalhar nas 24 horas do dia. A engenheira elétrica da empresa, Sandra Tolentino, explica que a BSBios está utilizando o traceamento elétrico, que substitui o processo a vapor.

A fabricação de biodiesel será feita a partir de óleos vegetais de soja, canola, girassol e mamona. A previsão de produção é de 340 mil litros/dia, podendo chegar a 100 milhões de litros/ano. A distribuição será feita, exclusivamente, para a Petrobras, e o número de colaboradores deve chegar a 110. O coordenador industrial, Moises Oliveira, revela que a produção máxima será alcançada após os testes. O investimento da construção da indústria foi de R$ 40 milhões, sendo R$ 28 milhões financiados pelo BNDES.

Fonte: Correio do Povo (para assinantes)

Nenhum comentário: