segunda-feira, 18 de junho de 2007

Martifer investe nas culturas energéticas

O Grupo Martifer, através da sua participada de combustíveis avançados Priofuels, apostou em garantir toda a cadeia de produção de biodiesel pelo que, até 2012, vai investir 100 milhões de euros em culturas energéticas em Portugal, Brasil e Roménia.

Com produção própria na Roménia e no Brasil, a Martifer acredita que deve dar privilégio ao que é nacional, pelo que contratualizou com agricultores portugueses a produção de girassol, que deve dar em 2007 quatro a cinco mil toneladas de óleo.

António Martins, administrador da Prio, disse ao jornal Público que "em Portugal, é possível aproveitar potencial agrícola que estava desaproveitado, não ocupando espaço de culturas alimentares e optando por uma cultura que os agricultores sabem fazer e que dá um óleo com boas características para o biodiesel."

O objectivo de empresa, segundo o programa de produção de culturas energéticas apresentado, é chegar às 50 mil toneladas de semente de produção nacional, o que dá 20 mil toneladas de óleo, adiantou Nuno Dias, director de logística da Prio.

O abastecimento da Martifer passará também pela Roménia, onde já tem um campo de dez mil hectares, a que deverão são acrescentados outros tantos todos os anos até 2012, e no Brasil. Dentro de cinco anos, a empresa pretende estar a explorar 60 mil hectares de solo brasileiro.

Em Portugal, o regime é de contratualização, para o que é usado um fundo de maneio de três a quatro milhões de euros. Os agricultores - que já ascendem a 350 - recebem 300 euros por tonelada.

Com este passo, a Martifer consegue dominar toda a cadeia de produção, da cultura à refinação e incluindo também o abastecimento. Ainda esta semana, foi anunciado que a Prio e a Jerónimo Martins fecharam um acordo para a abertura de 70 postos de abastecimento de biocombustível nas unidades do Pingo Doce e do Feira Nova.

Fonte:

Nenhum comentário: