terça-feira, 12 de junho de 2007

Universidades discutem implantação de programa de biodiesel no Maranhão

A Universidade Estadual do Maranhão e a Univima estão discutindo a implantação do Programa de Produção de Biodiesel no Maranhão (Probioma).

O projeto visa ao cultivo de espécies oleaginosas e à produção de biodiesel de forma sustentável. Entre suas metas estão a criação de uma esmagadora de sementes e de uma mini-usinas.

Nesse trabalho, o foco principal será a análise das potencialidades maranhense para a produção de biocombustível. A sustentabilidade do projeto busca evitar qualquer tipo de agressão ao meio ambiente, levando em consideração também o equilíbrio social e econômico. Entre os segmentados incluídos no Probioma, estão pontos relacionados à pesquisa agronômica, isto é, de zoneamento agroecológico, com o desenvolvimento de variedades para a estabilidade e sistematização da cadeia produtiva, além da análise de custos e viabilidade econômica com os dados necessários ao financiamento de crédito, entre outros.

No segmento da pesquisa química, o objetivo é caracterizar e quantificar os componentes de biodiesel de diversas oleaginosas, a exemplo do babaçu, mamona, pinhão manso, milho, além de verificar o uso de aditivos-antioxidantes para evitar a oxidação em biodiesel durante a estocagem.

No que tange à produção com as oleaginosas, será empreendida uma parceria entre o Centro de Ensino Federal e Tecnológico do Maranhão (Cefet) e a Uema, por meio do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) e Centro de Ciências Exatas e Naturais (CECEN). Para a obtenção desse produto, o Probioma contempla os protótipos de uma Esmagadora de Óleo Vegetal e das Mini-Usinas para Produção de Biodiesel, a partir de óleos vegetais.

A reunião firmou o encaminhamento de formulários e dos projetos de protótipos da Esmagadora de Óleo Vegetal e das Mini-Usinas para Produção de Biodiesel.

O Probioma prevê, ainda, uma parceria com empresas metalúrgicas do Maranhão, para participarem na produção dos equipamentos, em escala comercial. A idéia é que o projeto seja estendido e possa atender, também, produtores de todo país, principalmente, em programas de assentamentos e de agricultura familiar, sendo aproveitado na produção de biodiesel e usado como referência de agricultura sustentável. Outro ponto a ser alcançado com o Probioma é a criação de empregos e renda, com a criação de pólos de produção e exportação de biodiesel.

Fonte: Badauê OnLine

Nenhum comentário: