quarta-feira, 6 de junho de 2007

Norte-americanos elogiam empreendedorismo goiano na área do biodiesel

Empresários norte-americanos interessados em investir na produção de biodiesel em Goiás conheceram segunda-feira (4/06) o quadro geral de exportações do Estado e visitaram as instalações de empresas e do porto-seco de Anápolis/GO. Os números das exportações goianas foram apresentados pelo secretário de Comércio Exterior (Secomex), Ovídio de Angelis.

Foram discutidos também acordos comerciais entre Goiás, Estados Unidos e países da Europa e outros continentes. Além disso, representantes da Secretaria da Indústria e Comércio – SIC -, apresentaram números de incentivos fiscais e financiamentos em Goiás.

Vindos da Flórida e interessados em trazer para o Brasil empresas na área do biodiesel, os empresários fizeram uma avaliação positiva do primeiro dia em Goiás. De acordo com o chefe da Assessoria Técnica da Secretaria Estadual de Agricultura, Carlos César Queiroz, “os empresários demonstraram surpresa com o potencial de Goiás e a infra-estrutura oferecida para a produção e comércio do biodiesel”.

Os empresários permaneceram no Estado na terça (05). Durante o dia, tiveram reuniões com produtores na Federação da Agricultura do Estado de Goiás – FAEG –, onde conheceram melhor a cadeia produtiva do biodiesel. A visita que estava prevista para a cidade de Itapuranga foi cancelada por causa da agenda dos empresários.

Já está programada para julho a vinda de uma outra missão, formada por mais de vinte empresários, que conhecerão as áreas produtoras de biodiesel em Goiás. Para Carlos César Queiroz, chefe da Assessoria Técnica da Secretaria Estadual de Agricultura, “Goiás será um dos estados escolhidos para o desenvolvimento de novas empresas na área do biodiesel do país. A missão está sendo um sucesso”, confirma.

O Estado de Goiás começou a produzir mamona e girassol em novembro do ano passado. A prospecção de produção para a safra 2007/08 somente em mamona em área de agricultura familiar é de 95.326 hectares de área plantada, para uma produção média de mil quilos por hectare. Já para o girassol, a prospecção para a mesma safra é de 10 mil hectares de área plantada, perfazendo um total de 1.800 quilos por hectare.

Para agricultura intensiva, a prospecção de safra de mamona é de 200 mil hectares, para uma média de 3.200 quilos por hectare. Para a cultura do girassol a expectativa é de que sejam plantados também 200 mil hectares, com média de produção de 2.800 hectares.

Os municípios que se destacam na produção de mamona e girassol em Goiás são: Rubiataba, Itapaci, Itapuranga, Itaguaru, Caiapônia, Doverlândia, Itajá, Quirinópolis, Rio Verde e Jataí.

Fonte: Assessoria de imprensa FAEG

Nenhum comentário: