segunda-feira, 18 de junho de 2007

A Era do Óleo Vegetal Combustível

O IPCC (Intergovernamental Panel on Climate Change, ou Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática), criado pela ONU, apresentou dados sobre as conseqüências nefastas do aquecimento global aos seres vivos. E os combustíveis fósseis são apontados como os grandes responsáveis pelas tragédias que já vivenciamos: seca, temperaturas altas em alguns pontos do planeta, degelo, ciclones...

No documento "Visão para 2030", a União Européia pretende contar, daqui a 23 anos, com um quarto de seu sistema de transporte circulando com combustíveis não-fósseis. Os 27 países objetivam reduzir em até 20% as suas emissões de gases de efeito estufa, com o auxílio dos biocombustíveis. Inicialmente, estabeleceram uma meta de uso de 5,75% de etanol na frota de veículos até 2010.

A mídia brasileira só fala sobre as benesses do biodiesel. E do etanol, um produto essencialmente brasileiro, produzido aqui com a melhor (e mais barata) tecnologia do mundo. Não se fala em trabalho escravo, em queimadas e em outras ilegalidades praticadas no cultivo da cana.


1. o produtor rural deve ser incentivado a, em sua propriedade:

- plantar oleoginosas,
- extrair o óleo dessa plantação
- e usá-lo como combustível em seus motores. Para isso, bastam apenas algumas adaptações, simples e baratas.

2. a indústria automobilística precisa produzir veículos com motores que utilizem outras energias renováveis como o óleo vegetal e o biogás. O motor Elsbett é um bom exemplo: o modelo alemão funciona com óleo in natura e óleo diesel também. O motor Diesel convencional permite o acréscimo de 20% de óleo vegetal ao óleo diesel sem maiores complicações. E, se adaptado, pode circular com 100% de óleo vegetal. Exatamente igual ao conceito da transformação do motor a gasolina para motor a álcool.

3. o Brasil precisa de um centro de referência - sério - em biomassa. As informações a respeito do potencial do dendê, do pinhão manso, do girassol, da canola, da mamona... ainda são precárias. A energia que uma oleoginosa produz pode gerar até mesmo energia elétrica. Mas poucas pessoas sabem disso ainda.

Integra da Matéria

Fonte:

Nenhum comentário: