quarta-feira, 6 de junho de 2007

Projeto transforma resíduos em oportunidades de negócios


No Espírito Santo, Sebrae desenvolve programa de reaproveitamento de materiais para gerar trabalho, renda e ainda minimizar os impactos ambientais.

Reaproveitar resíduos transformando-os em oportunidades de negócios. Esse é o propósito do 'Programa Capixaba de Materiais Reaproveitáveis', desenvolvido no Espírito Santo pelo Sebrae e parceiros. Por meio do projeto, são atendidas aproximadamente 80 catadores, 15 empresas de materiais reaproveitáveis e dez empresas em fase de incubação.

Do óleo de cozinha ao biocombustível - Na incubadora, há ainda o projeto de reciclagem de óleo de fritura para a produção de biodiesel, chamado de Biomarca. O coordenador do projeto, Humberto Martins, conta que essa idéia nasceu há dois anos por causa da necessidade de ser criado um destino adequado ao óleo de fritura gerado em bares, restaurantes, cozinhas industriais, hotéis, condomínios e residências.

Segundo Humberto, pesquisas apontam que os brasileiros consomem aproximadamente 3 bilhões de litros de óleo de cozinha por ano. No Espírito Santo, esse consumo é de aproximadamente 150 milhões. Depois de usado, parte desse óleo é jogado na rede de drenagem pluvial e rede de esgoto. Isso acarreta aumento do custo no tratamento dessas redes em até 45% e também causa o entupimento das tubulações.

Alguns estudos indicam que apenas um litro de óleo é suficiente para contaminar até 1 milhão de litros de água, o equivalente ao consumo de um ser humano por 14 anos. "Com o projeto, esse óleo de fritura poderia ser reutilizado de forma inteligente na produção de biodiesel, gerando renda e reduzindo os impactos ambientais", ressalta Humberto.

O primeiro passo para viabilizar esse projeto já foi dado com a coleta de óleo de fritura residual. O litro desse material é comprado a R$ 0,20. "Além do pagamento, os parceiros recebem um certificado ambiental de coleta do óleo, um selo de qualidade para expor no estabelecimento e ainda podem ajudar instituições filantrópicas com a doação desse dinheiro", explica Humberto.

Em outubro, deve começar a produção dessa combustível. Será implantada uma microrrefinaria de biodiesel modular que terá capacidade inicial de produzir 30 mil litros desse combustível por mês. O biodiesel gerado será usado inicialmente no centro de tratamento de resíduos da Marca Ambiental.

Também haverá o reaproveitamento do subproduto desse combustível, o glicerol. Cerca de 4,5 mil litros dessa glicerina bruta gerada por mês será utilizada na fabricação de sabão. Haverá também a produção de cerca de 4 mil litros de álcool hidratado recuperado que será usado pelos automóveis da Marca Ambiental.

Fonte: Portal Fator
A instalação da usina vai propiciar também uma economia na emissão anual de gás carbônico. Essa economia será de 971,280 mil quilos de CO2 por ano. "Essa economia corresponde a 32 mil árvores no seqüestro de carbono", diz Humberto. | Incubalix - (27) 2123-7718 | Marca Ambiental

Fonte:

Nenhum comentário: