terça-feira, 5 de junho de 2007

Governo estuda a elevação da mistura do biodiesel em 2008

O avanço do número de usinas de biodiesel licenciadas para operar no país e a maior disponibilidade do biocombustível no mercado levaram o governo a analisar a possibilidade de elevar, em 2008, a mistura obrigatória de 2% de biodiesel no diesel (o chamado B2) para 2,5% a 2,8%.

O governo estima que a adição obrigatória de 2% significará um consumo compulsório de 850 milhões de litros de diesel por ano. Hoje, o consumo está em torno de 200 milhões de litros, devendo chegar a 500 milhões de litros no ano de 2007, de acordo com Roberto Ardenghy, superintendente de abastecimento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Segundo ele, até agora, 27 usinas foram autorizadas a operar no país, somando uma capacidade produtiva de 1,254 bilhão de litros de biodiesel por ano. Desse total, 20 já operam e outras sete encontram-se em fase de pré-operação. Além dessas usinas, existem 54 pedidos de autorização, que se forem aprovados elevarão a capacidade de produção de biodiesel do país para 2,5 bilhões de litros por ano.

De acordo com Roberto Ardenghy, a antecipação da mistura de 5%, prevista por lei para 2013, também será revista, conforme o avanço do licenciamento de novas usinas.

Fonte:
Da Agência

Nenhum comentário: