terça-feira, 19 de junho de 2007

Empresa lusa vai produzir biodiesel de óleo de girassol


A Prio, empresa portuguesa do grupo europeu Martifer, vai utilizar óleo de girassol para produzir biodiesel, com a intenção de ainda este ano ter um volume de oito mil toneladas por mês, afirmou nesta sexta-feira um dos administradores da empresa, Antônio Martins.

A empresa pretende produzir duas mil toneladas de óleo de girassol através de uma parceria com 350 agricultores portugueses trabalhando em uma área total de 15 mil hectares.

Os planos da Prio são de chegar a oito mil toneladas de biodiesel por mês a partir do terceiro trimestre de 2007 e alcançar 100 mil toneladas por ano já em 2008.

O girassol, de acordo com Martins, é uma "excelente cultura energética que se enquadra em Portugal pelas condições climáticas", além de ser "uma produção de baixo custo, pelo baixo consumo de água, e com um impacto ambiental menor".

Segundo Martins, esta parceria entre a Prio e os 350 agricultores portugueses vai estimular a criação de novos postos de trabalho.

"Esta é mais uma oportunidade dos agricultores fazerem dinheiro e toda esta panóplia dos biocombustíveis é necessária para a agricultura, desde que haja também a postura da parte do governo de apoiar as empresas que trabalhem com produtores nacionais e que estimule a produção nacional para recriar riqueza", disse ainda o administrador da Prio.

"O sector agrícola sempre foi uma grande alavanca deste país e que ultimamente não tem sido", lamentou.

Fonte:

Nenhum comentário: