segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Unidade inovadora de biodiesel inicia produção

Tecnologia patenteada pela Westfalia, que não gera efluentes, está sendo instalada na Fiagril

A nova planta de biodiesel com o sistema de Econeutralização inicia a produção na Fiagril, em Lucas do Rio Verde-MT. “A tecnologia patenteada pela Westfalia, instalada pela primeira vez no Brasil, não gera efluentes”, explica Ivor Fazzioni, diretor da Westfalia Separator do Brasil (WS). A unidade de produção de biodiesel, que promete ser a maior da região, teve um investimento de cerca de R$ 35 milhões e conta com equipamentos de ponta da WS, além de ser totalmente informatizada.

A planta é flexível e poderá produzir de 120 mil a 135 mil toneladas de biodiesel por ano. : Essa produtividade é garantida uma vez que ela utiliza um sistema de limpeza integrado, denominado de Cip (cleaning in place, não sendo necessário desmontar nenhum equipamento da planta para a limpeza. “Além disso, enquanto é feita a limpeza do equipamento, o tanque já pode ser preenchido com a matéria-prima”, destaca Fazzioni. A opção pela planta da Westfalia, segundo Miguel Vaz Ribeiro, vice-presidente da Fiagril, foi motivada pelo fato de o processo de produção ser realizado através da separação de biodiesel e glicerina pelas centrífugas, o que permite uma operação mais ágil e eficiente, com um controle de qualidade mais rigoroso. “E tudo isso acaba gerando a redução dos custos operacionais”, destaca Ribeiro.

A Westfalia Separator, que pertence ao grupo GEA, maior fornecedor de processos industriais do mundo, com sede na Alemanha, já tem 34 plantas de biodiesel vendidas internacionalmente, inclusive na América do Sul. Algumas estão em fase de instalação e outras já em produção como, por exemplo, a da Iberol, em Portugal e a da Biocarburantes, na Espanha, e ainda outras em fase inicial (de comissionamento) nos EUAs e Argentina. Tanto a planta da Espanha, quanto a de Portugal produzem biodiesel com a mesma matéria-prima que será primordialmente utilizada na Fiagril, a soja. A empresa brasileira também produzirá a partir de outras matérias-primas como óleo de algodão e sebo. Outras unidades de plantas fornecidas pela Westfalia Separator, na Alemanha, por exemplo, produzem o biodiesel a partir de colza e óleo de palma.

Sobre a Westfalia Separator do Brasil (www.westfaliaseparator.com.br)

A empresa pertence ao grupo alemão GEA, líder mundial em equipamentos industriais, cujo faturamento anual gira em torno de 5 bilhões de euros. A Westfalia oferece soluções de engenharia de projetos e processos para o desenvolvimento e implementação de unidades completas para a produção de biodiesel - plantas industriais capazes de produzir até 300 mil toneladas por ano. A equipe da Westfalia Separator do Brasil, com 35 anos de experiência no processamento de óleos vegetais, também responde pelo desenvolvimento e implementação de plantas de pré-tratamento para a produção de biodiesel em toda a América do Sul, que garantem um processo contínuo e confiável. A empresa é reconhecida pela qualidade e agilidade de seus serviços de pós-venda.

Sobre a Fiagril (www.fiagril.com.br)

A Fiagril atua há 18 anos na região médio-norte do Mato Grosso. A empresa oferece produtos como insumos agrícolas, além dos serviços de recebimento e comercialização de grãos. E ainda produz biodiesel. A Fiagril é detentora do Selo Combustível Social.

Contatos para a imprensa: Valence Imagem Corporativa

Alessandra de Falco – jornalista@valence-br.com.br – 19 3579.5466 / 19 9111.9661

Juliana Saad – juliana@valence-br.com.br – 19 3579.5466 / 19 8169.9947

Nenhum comentário: