quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Ministério reúne as 21 empresas com selo social

A segunda reunião do governo federal com as empresas de biodiesel que detêm o Selo Combustível Social será realizada hoje (26/09), em Brasília.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o objetivo do encontro é apresentar e debater os resultados alcançados e os desafios a serem enfrentados para a inserção da agricultura familiar na cadeia produtiva do biodiesel.

Segundo nota do ministério, atualmente 21 empresas possuem o Selo Combustível Social, o que representa a inserção de mais de 90 mil agricultores familiares na cadeia produtiva de matérias-primas como a mamona, a soja, o dendê e o girassol para o processo de fabricação do biodiesel, em aproximadamente 540 mil hectares plantados.

O Selo Combustível Social somente é concedido aos produtores de biodiesel que compram parte de sua matéria-prima de produtores da agricultura familiar. As indústrias têm, também, que assegurar a assistência e a capacitação técnica aos agricultores familiares. Em troca, recebem benefícios fiscais.

A primeira reunião do Selo Combustível Social aconteceu em setembro de 2006. Neste ano, quatro empresas receberam o selo.

Participam do encontro de hoje representantes das empresas produtoras de biodiesel, da Petrobrás, das instituições de apoio ao Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel, como agentes financeiros e instituições de pesquisa, dos movimentos sociais e sindicais, das equipes técnicas e de supervisão dos Projetos Pólos Centro-Sul e Nordeste e da equipe da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA.

Fonte:

Do:

Nenhum comentário: