sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Governo define cronograma dos leilões de biodiesel

O Ministério de Minas e Energia definiu um cronograma para os leilões de biodiesel que serão promovidos pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) para atender, a partir de 1º de janeiro do próximo ano, à exigência legal de que todo o diesel mineral vendido no país contenha 2% de biodiesel (o chamado B2). Os dois primeiros leilões deverão ser realizados na primeira quinzena de novembro próximo. Serão negociados contratos entre os fornecedores e distribuidores para entrega do biocombustível de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2008.

O primeiro leilão terá como objetivo suprir o equivalente a 1,6% da demanda total de diesel comum do País estimada pela ANP para 2008. Só poderão participar desse leilão os fornecedores que possuem o selo de "Combustível Social", que indica que o biodiesel foi fabricado a partir de matérias-primas cultivadas pela agricultura familiar.

Os demais fornecedores - que não possuem o selo - participarão do outro leilão, a ser realizado também no início de novembro, no qual estarão em disputa contratos para vender o equivalente a 0,4% da demanda nacional de diesel para 2008. Outros dois leilões deverão ser feitos na primeira quinzena de dezembro e terão como objetivo suprir a expansão do mercado de biodiesel, em quantidades superiores ao mínimo previsto em lei.
O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) publicou hoje no Diário Oficial da União a Resolução Nº 5 que estabelece as diretrizes para a realização de leilões públicos para a aquisição de biodiesel. O objetivo destes leilões é assegurar o suprimento de biodiesel ao mercado a partir do início do próximo ano, quando passa a ser obrigatória a mistura de 2% de biodiesel ao óleo diesel.

A mistura representa um mercado potencial para o biodiesel da ordem de 800 milhões de litros anuais, destaca o Ministério de Minas e Energia. "A mistura será responsável pela quase totalidade do transporte rodoviário urbano e interestadual de coletivo de passageiros e cargas no Brasil, assim como de tratores, máquinas e implementos agrícolas e do transporte ferroviário e aquaviário", segundo nota publicada pelo Ministério.

Com a expectativa de que a produção de biodiesel supere os 2 bilhões de litros anuais - mais de duas vezes a previsão de oferta - os leilões públicos serão fundamentais para assegurar a igualdade de acesso aos produtores de biodiesel a esse novo mercado.

Fonte:

Nenhum comentário: