quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Analista diz que demanda de biodiesel não será afetada mesmo com o encarecimento do diesel mineral

O ministro das Minas e Energia, Nelson Hubner, prevê um pequeno aumento do diesel para o início de 2008 por causa das dificuldades iniciais do programa nacional de biodiesel. Pela legislação atual todo o óleo diesel comercializado no Brasil deverá ter uma adição mínima e obrigatória de 2% de biodiesel, a partir de 1º de janeiro do próximo ano. Hoje o preço do biodiesel chega a 30% superior ao óleo diesel. A mistura encarecerá o diesel mineral.

O professor do curso de Relações Internacionais da Trevisan Escola de Negócios, Alexandre Hage, afirma que, apesar da mistura obrigatória dos dois combustíveis a demanda ainda é muito pequena sobre o biodiesel. “Ao contrário do etanol, não podemos afirmar prontamente que o Brasil goze de dianteira na produção do biodiesel. Claro, há sim produção usada com muita parcimônia para compor apenas 2% do óleo diesel fóssil. Já quando falamos de etanol o combustível é usado 100% para carro a álcool. No caso da mistura com a gasolina, a mistura vai de 20 a 22%.”, diz.

O professor afirma que o desejo brasileiro é aumentar muito a produção de biodiesel, mas por enquanto sua produção ainda tem limites e gargalos que não são empresariais apenas, mas sim de tecnologia. “A produção do biodiesel ainda é muito dispendiosa financeiramente e há também o problema de qual fonte natural sairá o biodiesel, girassol, mamona ou soja. Certamente o Brasil vai ter conforto na produção e tecnologia de biodiesel, mas não para 2008”, conclui.


Fonte: Revista Fator
Da Agência

Nenhum comentário: