sexta-feira, 3 de novembro de 2006

Japão compra mais direitos de emissões poluentes

O comércio de emissões poluentes no Japão tem aumentado e cada vez mais bancos e casas de valores agem como intermediários, negociando direitos de emitir dióxido de carbono, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira.

Oito empresas atuaram como gerentes em mais de 30 negociações de emissões de gases do efeito estufa até outubro, segundo uma pesquisa do jornal "Nikkei Financial", que prevê um total de 36 transações em 2006.

O Protocolo de Kyoto obriga o Japão a reduzir suas emissões poluentes, entre 2008 e 2012, em 6% sobre os níveis de 1990. Por isso, a demanda de direitos de contaminação cresce principalmente entre as empresas dos setores de energia e siderurgia, diz o jornal.

Além da compra e venda direta de emissões poluentes, algumas empresas começaram a oferecer produtos derivados, como fundos para facilitar a aquisição, planejados pelo grupo Mizuho.

A casa de valores Daiwa Securities começou a vender um bônus vinculado aos direitos de emissões poluentes. Já o Ministério do Meio Ambiente comercializa emissões de dióxido de carbono pela internet.

O Japão foi o maior comprador mundial de direitos de emissões de gases do efeito estufa entre janeiro de 2005 e março de 2006, com 38% do total, segundo o Banco Mundial. A China foi o maior vendedor, com 66%.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: