segunda-feira, 6 de novembro de 2006

Especialista prevê redução de carros movidos a gasolina na China

O número de automóveis movidos a gasolina cairá progressivamente na China, até dividir espaço, em 2025, com veículos a diesel, gás ou biocombustíveis, segundo previu um especialista citado hoje pela imprensa oficial do país.

De acordo com Feng Fei, diretor do Departamento de Economia Industrial (estabelecido pelo Governo chinês para analisar novas estratégias de desenvolvimento), os veículos com "novas energias" mais avançadas substituirão pouco a pouco os de gasolina no mercado chinês.

De acordo com a situação dos recursos energéticos da China (segundo maior importador mundial de petróleo), os veículos motorizados deverão ser trocados por outros de energia renovável, e de emissões reduzidas.

Dentro de algumas décadas, o álcool combustível, o biodiesel e o hidrogênio serão fontes frequentes de energia para alimentar os motores chineses, segundo assegurou Feng.

Antes que os biocombustíveis e a energia de hidrogênio substituam totalmente os combustíveis fósseis, algo que poderia levar mais tempo, haverá uma diversificação, na qual também se produzirão automóveis movidos a gás natural.

"Até 2030, os combustíveis fósseis tradicionais seguirão sendo a principal fonte de energia para os veículos, sendo progressivamente substituídos por energias limpas", concluiu o especialista.

Fonte:

Nenhum comentário: