quarta-feira, 8 de novembro de 2006

Acordo para biocombustível é discutido com EUA


Acordo entre os dois países prevê troca de informações e realização de pesquisas conjuntas. Os governos do Brasil e dos Estados Unidos fortaleceram nesta semana a parceria negociada em meados do ano para a execução projetos para a pesquisa e o desenvolvimento na área de biocombustíveis, sobretudo para a produção de etanol. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, e o secretário-adjunto de Energia norte-americano, Clay Sell, reuniram-se ontem em Washington para discutir os detalhes desses programas de cooperação.

No longo prazo, segundo informou o secretário de Desenvolvimento da Produção do ministério do Desenvolvimento, Antônio Sérgio Martins Mello, essa parceria pode proporcionar bons frutos, além de resultar no aumento do intercâmbio comercial e de investimentos entre os dois países na área de biocombustíveis. Além disso, existe a expectativa de uma possível redução da barreira imposta pelo governo dos Estados Unidos às exportações brasileiras de álcool.

"A questão das barreiras tarifárias será discutida mais tarde, uma vez que entendemos que o debate vai mantido com o objetivo de reduzir essas taxas", declarou Mello de Washington em entrevista a este jornal por telefone.

Furlan e Sell também conversaram sobre oportunidades de negócios entre os dois países para o álcool e o biodiesel. O ministro brasileiro propôs a criação de uma cota de exportação para o álcool brasileiro. O objetivo das cotas seria garantir o atendimento da crescente demanda norte-americana por esse combustível vegetal.

Fonte:

Nenhum comentário: