sexta-feira, 10 de novembro de 2006

Metanol abala marketing do biodiesel

Combustível deixa de ser 100% renovável ao utilizar o álcool de origem fóssil. Embora haja uma oferta abundante de álcool no Brasil, a maioria dos fabricantes de biodiesel utiliza o metanol - álcool derivado do petróleo - para produzir o combustível à base de óleos vegetais. Com o uso de material fóssil na composição do biodiesel, que oferece custo inferior ao valor gasto com a utilização do produto derivado da cana-de-açúcar, os produtores brasileiros perdem a chance de fornecer futuramente ao mercado mundial um combustível 100% renovável, feito somente a partir de matérias-primas agrícolas.

Além disso, a produção nacional de metanol não é suficiente para atender a demanda, o que faz o Brasil gastar hoje US$ 60 milhões por ano com importações do insumo, quantia que deverá crescer substancialmente nos próximos anos por causa do esperado aumento de oferta de biodiesel.

Charge do Novaes feita para a

Um comentário:

Anônimo disse...

caro Dr Manoel Neto parabenizo vossa excelencia pela abordagem real e necessaria a respeito da influente tentatva dos produtores de metanol em enfraquecer a nitida importancia do biodiesel tanto economica com geopoliticamente pela simples necessidade de lucro a qualuqer custo. enquato no iraqe produtor de petroleo o litro da gsolina custa 15 centavos de dolar no brasil graças aos produtores de alcool o litro custa por volta de 1 dolar sandisse indetectavel pela midia acostumda a guardar o que lhe for menos conveniente.
grande abraço
e parabens pelo blog