quinta-feira, 2 de novembro de 2006

Lula deve inaugurar usina da Barrálcool no MT


a Dedini Indústria de Base, juntamente com sua cliente, a Usina Barrálcool, inauguram no dia 14 de novembro a primeira planta de biodiesel integrada a uma usina de álcool, em Barra do Bugres, no Mato Grosso. A cerimônia deve contar com a presença do presidente Luiz Ignácio Lula da Silva, conforme informou ontem a assessoria de comunicação da Dedini. A Barrálcool investiu R$ 27 milhões na planta construída pela empresa piracicabana.
A nova unidade produzirá o biodiesel a partir de vários óleos e, quando estiver se utilizando da rota etílica, ou seja, o bioetanol como matéria prima, o biodiesel produzido será “100% ecológico”, segundo a Dedini. Isso porque utilizará em sua composição exclusivamente produtos de origem vegetal e provenientes de fontes renováveis, até mesmo em suas fontes de energia elétrica e térmica, que aproveitarão o bagaço de cana gerado como combustível.
Além disso, o fato de estar instalada anexa a uma usina de bioetanol e açúcar permitirá uma perfeita integração energética, inclusive com o aproveitamento de outras facilidades existentes no complexo industrial.
Essa solução, segundo a Dedini, vai possibilitar a redução de cerca de 20 a 25 % no investimento quando comparada com uma planta de biodiesel não integrada.
Além da produção de biodiesel, a planta contempla uma unidade para tratamento da matéria prima – possibilitando trabalhar com diferentes opções – um parque de estocagem para matéria prima, produtos e subprodutos, unidade de carregamento e descarregamento, tudo isso, interligado, comandado e controlado por um sistema supervisor.
Segundo o vice-presidente de operações da Dedini Indústrias de Base, José Luiz Olivério, o fato de estar instalada anexa à usina de bioetanol e açúcar trará uma grande vantagem econômica, já que parte da matéria-prima e todos os insumos serão provenientes da usina existente. Isso vai gerar uma redução no custo final do biodiesel.

Com a instalação da planta, a Barrálcool passa a ser a primeira usina do mundo a gerar as bioenergias: bioeletricidade, bioetanol e biodiesel.

Fonte: Jornal de Piracicaba

Nenhum comentário: