segunda-feira, 30 de abril de 2007

Biodiesel: prefeitura de Cacoal incentiva o cultivo da mamona

A mamoneira é uma planta muito rudimentar, própria das áreas quentes. Prefere por natureza, um clima quente e úmido na fase de seu crescimento e carece de clima quente e seco na sua colheita. O “Biodiesel é nova fonte energética para Cacoal”. Ela pode ser sozinha ou com outras culturas.

O Brasil é o maior produtor mundial de bagos de mamona. Industrializa, comercializa e exporta o óleo para muitos países que usam nas indústrias de sabão, curtume, medicamentos, na fabricação de tintas e principalmente como combustível, por ser um excelente lubrificante para motores de alta rotação. É muito viscoso e de alta aderência até mesmo em altas temperaturas.

O óleo da mamona é pouco poluente por ser biodegradável e de origem vegetal, não deixa resíduos, o que não ocorre com os lubrificantes (fósseis) minerais.

O seu cultivo pode ser muito simples. Mas para o propósito de obtenção de resultados, se faz necessário os conhecimentos específicos. Um engenheiro agrônomo, mão-de-obra qualificada, poderá orientar a melhor época para o plantio das sementes selecionadas, espaçamento ideal e a variedade a ser cultivada.

O principal propósito de toda e qualquer atividade comercial é a lucratividade. O agricultor objetiva resultados, por isso deverá plantar as variedades chamadas anãs de boa produtividade e que facilitam a colheita.

Devido à característica de fruto indeiscente (madura e não cai), seca na planta sem soltar-se do cacho, a colheita pode ser feita em ciclos oportunos, aproveitando a mão-de-obra nas colheitas dos cachos secos já granados, devidamente prontos.

TABELA SOBRE BAGO DE MAMONA (UNITÁRIA)
Índices e Números das riquezas naturais da mamona
(unitário) 50 a 60% de Óleo
1.6% de Ácido fosfórico
5.2% de Fibras e Hidratos
15% de Cinzas
9.1% de H/2 – O/ Composto
1.91% de Ácido Nítrico
0,28% de Óxido Fosfórico
3.02% de Óxido de Potássio

Observação: Tal formulação constitui o adubo conhecido por NPK (Nitrogênio – Fósforo e Potássio) tão usado na agricultura.

CONSORCIAMENTO DE MAMONEIRAS COM OUTROS CULTIVARES

Como cultura secundária, a mamoneira pode ser plantada em consórcio com o café, frutíferas e em áreas de reflorestamentos, porém e preciso tomar cuidados para que não venha ocorrer a competição de nutrientes entre as plantas. O mais correto é consorciá-la em lavouras de café ou em frutíferas podadas ou em folhas abertas para que a mamoneira abafe as ervas daninhas e proteja o solo.

Na cultura primária, pode se plantar milho, feijão, abóbora, mandioca e batata doce, pois estas plantas têm um ciclo vegetativo menor que a mamoneira. Para tanto é necessário um espaçamento propício com rotação de cultura por anos seguidos. Uma boa opção para Cacoal é o consorciamento de mamoneiras com o mamão papaia, já que ambas tem o ciclo vegetativo compatível e diga-se de passagem, o mamão tem boa procura no mercado consumidor.

Dentre tantas vantagens da mamoneira, destaca-se também a sua importância na recuperação de solos já degradados como sistema aero-vegetal, pois as raízes aeram o solo, descompactando-o e facilitando a infiltração da água das chuvas, fixando nitrogênio e no processo de decomposição, renova através da sua biomassa, produzida por caules e folhas. Neste caso, junta-se o útil ao agradável. Recupera-se o solo e o produtor rural obtém retorno financeiro na comercialização do produto.

Com o cultivo da mamona iniciado em Cacoal, a prefeitura, através da Secretária municipal de Agricultura visa três benefícios aos produtores rurais do município. Benefício econômico, emprego e renda, diversificação na produção rural. Benefício Social, diminuição do êxodo rural e viabilidade de crescimento na renda familiar. Beneficio Ambiental, diminuição do efeito estufa por efeito da cobertura verde, alta biodegrabilidade comparada com óleo diesel mineral e a operação ecológica através do combustível 100% renovável.

Cacoal ganha, os produtores rurais ganham e o Estado de Rondônia ganha com a troca de informações e conhecimentos técnicos dos órgãos competentes, somando e distribuindo os resultados nessa nova opção a ser explorada neste início de século.

Fonte: Rondonoticias

Nenhum comentário: