terça-feira, 24 de abril de 2007

Capacidade das usinas de biodiesel supera meta

O governo federal avança nas discussões para alterar as metas de adição de biodiesel ao diesel, devido ao rápido avanço do número de usinas em operação. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o governo estuda permitir, a partir de 2008, a adoção do B5 (mistura de 5% de biodiesel no diesel) pelas empresas de transporte coletivo das capitais e a adoção de índices maiores de biodiesel pelas termelétricas. Para atender a essas demandas, seriam realizados novos leilões pela Petrobras.

"Com a entrada de novas usinas em operação, a capacidade instalada chega a 1 bilhão de litros por ano, o que já permite pensar na adoção do B5 em alguns casos", disse Arnoldo Campos, coordenador do Programa de Biodiesel pelo MDA. Entre as unidades que entram em operação até maio estão Caramuru (em Goiás) e Brasil Ecodiesel (em Tocantins e Maranhão).

Das empresas que participaram dos leilões realizados pela Petrobras, a Soyminas, de Cássia (MG), foi a única a descumprir o contrato de entrega. A empresa participou do primeiro leilão feito pela Petrobras e tinha até fevereiro deste ano para entregar 8,7 milhões de litros à estatal. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e o MDA movem processos administrativos para avaliar o cancelamento do selo social concedido à empresa.

Conforme Campos, além de não entregar o biodiesel, a empresa não comprovou a compra de matérias-primas de agricultores familiares. Se perder o selo, a Soyminas ficará impossibilitada de participar de futuros leilões da Petrobras e perderá os benefícios fiscais - no caso da empresa, redução de 69% no valor dos tributos federais.

Fonte:
da Agência de Notícia UDOP

Nenhum comentário: