quarta-feira, 25 de abril de 2007

Biodiesel: produtores da Califórnia apostam no produto

Los Angeles, 25 - Produtores da Califórnia estão fazendo experiências com produtos agrícolas que podem gerar biodiesel por meio de processamento. O biodiesel, originado de oleaginosas, é cada vez mais procurado. Alguns dos esforços requerem cultivar lavouras como canola em terras improdutivas que não suportam produtos de valor mais elevado. Outros produtores vêem as oleaginosas como uma lavoura de cobertura que pode melhorar a qualidade do solo entre o plantio de produtos mais lucrativos.

Pesquisadores até começaram a desenvolver experiências com variedades de algas que podem ser cultivadas em tanques e convertidas em biodiesel. "Temos uma das regiões mais férteis e produtivas do mundo", afirmou Salinas Mayor Dennis Donohue, produtor de chicória. Não faz sentido não nos envolvermos no futuro que está se desenhando."

Os testes estão sendo conduzidos em meio a um cenário de preços elevados da gasolina e regulações ambientais rigorosas que estimulam o mercado a procurar fontes alternativas de energia como o biodiesel, que é derivado de óleos vegetais e outras fontes.

Trânsito

Agências de trânsito em várias cidades, incluindo Houston e Columbus, possuem frotas de ônibus que utilizam biodiesel. O sistema da University of California está convertendo a frota do campus para que ela funcione com 100% de biodiesel E a Disneylândia utiliza biodiesel como combustível para os trens que circulam dentro do parque.

A produção de biodiesel nos Estados Unidos triplicou a cada um dos dois anos anteriores, alcançando 250 milhões de galões em 2006, afirmou Amber Pearson, porta-voz do Conselho Nacional de Biodiesel. Ainda não está claro, no entanto, se plantar canola ou outras lavouras de oleaginosas seria vantajoso economicamente para a Califórnia, que produz alguns dos vegetais mais valiosos do país.

Fonte:

Nenhum comentário: