quarta-feira, 4 de abril de 2007

Obras de instalação da Brasil Ecodiesel ficam prontas em três semanas

A empresa Brasil Ecodiesel S. A. terá suas instalações físicas concluídas em 3 semanas. A informação é de técnicos da Fundação Estadual de Proteção Ambiental "Henrique Luiz Roessler" (Fepam), que estão em Rosário do Sul (na região da Fronteira Oeste, a cerca de 400 km de Porto Alegre, para inspeção na planta industrial da empresa, localizada no km 488 da BR -158.

A vistoria integra conjunto de procedimentos visando concessão da Licença de Operação (LO) e está sendo realizada pelos engenheiros-químicos Renato Chagas, chefe da Divisão de Controle da Poluição Industrial (Dicopi); Roseane Adegas, chefe do Serviço de Licenciamento de Atividades Industriais em Implantação (Selai); e Ângela Schunemann, também do Selai.

De acordo com o engenheiro-químico Renato Chagas, as obras estão em estágio avançado e em três semanas devem estar prontas. Ele informou também que o tratamento de efluentes e o sistema de resíduos sólidos estão parcialmente concluídos e a tancagem, finalizada. A Brasil Ecodiesel adquiriu da Avipal, em São Luiz Gonzaga, uma unidade esmagadora de soja e girassol para processamento destes produtos.

Proteção ambiental

A Licença de Instalação (LI) do empreendimento foi assinada em 17 de janeiro de 2007 e prevê a produção de 360 mil litros/dia de biodiesel a partir do metanol e óleo diesel, a maior do Estado. São 18 milhões e 360 mil litros de biodiesel por mês,1.800 toneladas de glicerina, 230 toneladas de ácido graxo e 16,5 toneladas de sais.

Ocupando área útil de 11,6 mil metros quadrados, a empresa deve funcionar 24 horas diárias. Entre as diversas providências para proteção ambiental formuladas pela Fepam está a instalação de bacias de contenção para evitar contaminação por vazamentos em toda a área de processamento, recebimento, transferência e tancagem, com drenagem para um sistema de coleta.

Também foram determinações da Fundação a destinação adequada dos resíduos sólidos, a proibição de lançamento de efluentes líquidos industriais em cursos d'água sem prévia autorização e o impedimento de queima a céu aberto de resíduos sólidos de qualquer natureza.

Fonte:

Nenhum comentário: