segunda-feira, 23 de abril de 2007
Manguinhos lança programa de reaproveitamento de óleo vegetal
Com a apresentação de um caminhão-tanque de recolhimento e a entrega dos primeiros litros de óleo de cozinha usado por cooperativas de catadores, a Refinaria de Manguinhos, em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente, lançou nesta sexta-feira o Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais (Prove).
O diretor de Manguinhos Fernando César Barbosa, o secretário Carlos Minc e representantes de cooperativas de catadores de óleo do Rio de Janeiro, principal mão-de-obra a ser empregada em rede coletora - falaram sobre os benefícios ambientais dessa iniciativa e os ganhos econômicos, com a geração de emprego e renda para milhares de pessoas.
A produção de biodiesel a partir do reaproveitamento do óleo vegetal será a primeira experiência do gênero realizada no Estado do Rio de Janeiro. Manguinhos aproveitará óleo vegetal usado nas cozinhas cariocas para a produção de 4,5 milhões de litros/ano de biodiesel, o que proporcionará uma geração de renda para as cooperativas de cerca de R$ 2,7 milhões.
Com o tempo, novos atores sociais se incorporarão à iniciativa, como redes de restaurantes, hotéis e de supermercados, entre outros. Mas os atores principais dessa iniciativa serão sempre os moradores, que terão à disposição uma alternativa ecológica para o óleo de cozinha usado que, em geral, é despejado nas pias e lixões, contribuindo assim para o aumento da degradação ambiental.
Além de contribuir para a geração de trabalho e renda, por meio da inserção das cooperativas na cadeia produtiva do biodiesel, Manguinhos ajudará na redução da poluição dos rios e da Baía de Guanabara, da emissão de CO2 e dos custos para o tratamento de esgotos.
Fonte: Correio do Brasil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário