terça-feira, 24 de abril de 2007

Campo pode crescer por décadas com bioenergia

Projeções indicam que demanda por produtos agrícolas será sustentável por pelo menos 20 anos. O aumento da demanda mundial por combustíveis renováveis deve proporcionar um crescimento sustentável da agricultura brasileira ao menos pelos próximos 20 anos, segundo cálculo da RC Consultores feito com exclusividade para este jornal.O aumento da demanda mundial por combustíveis renováveis deve proporcionar um crescimento sustentável da agricultura brasileira ao menos pelos próximos 20 anos, segundo cálculo da RC Consultores feito com exclusividade para este jornal.

Integra do texto

São Paulo, 24 de Abril de 2007 - Projeções indicam que demanda por produtos agrícolas será sustentável por pelo menos 20 anos. O aumento da demanda mundial por combustíveis renováveis deve proporcionar um crescimento sustentável da agricultura brasileira ao menos pelos próximos 20 anos, segundo cálculo da RC Consultores feito com exclusividade para este jornal. Já em 2008, cana-de-açúcar, milho e soja vão impulsionar o crescimento do setor, estimado em até 15%. As três culturas responderão por 58% da receita do campo, projetada em R$ 130 bilhões. Em 2007 correspondem a 55% e nos três anos anteriores eram 50%.

"A safra 2007/08 será plantada sob o estigma da esperança potencializada", diz Fábio Silveira, economista da RC Consultores. Para ele, o campo não vive uma "bolha" e a agroenergia proporcionará um crescimento sustentável, mesmo que viva altos e baixos. "Estamos saindo da era do petróleo rumo à da energia renovável, que passa pelo álcool e pelo biodiesel", afirma.

Segundo o economista, a decisão do governo Bush de intensificar o uso do milho para energia mudou o mercado. Até 2025, os americanos vão precisar de 120 bilhões de litros de álcool. De acordo com Silveira, os EUA têm limites de fronteira agrícola e, por isso, o Brasil se beneficia tanto da cana-de-açúcar, com o fornecimento de etanol, quanto da colheita maior de milho e soja. O economista estima para 2008 uma produção 5% maior de cana-de-açúcar, 10% superior de soja e igual percentual de crescimento para o milho.

Fonte:

Nenhum comentário: