segunda-feira, 30 de abril de 2007

Sebo bovino será fundamental para exportações de biodiesel

Os pecuaristas brasileiros poderão se beneficiar diretamente do crescimento previsto para o mercado de biodiesel nos próximos anos, fornecendo inclusive uma matéria-prima fundamental para que o país consiga a exportar o biocombustível para a Europa, disse nesta sexta-feira o secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Linneu Costa Lima. Está claro que, se o Brasil quiser exportar biodiesel um dia, terá que utilizar 30% de sebo bovino em sua composição, afirmou o secretário durante palestra no Congresso Internacional da Carne, em São Paulo. Segundo ele, somente com o uso do sebo bovino o Brasil poderá chegar a um biodiesel de composição semelhante ao utilizado na Europa. Atualmente no país, as principais matérias-primas para o biocombustível são a soja e a mamona. O biodiesel, a partir do sebo bovino, teria como vantagens comparativas o baixo preço no mercado interno e o fato de ser um subproduto da carne em um país que tem o maior rebanho comercial do mundo, com 200 milhões de cabeças.

Temos uma produção regular e suficiente para começar essas operações (de transformar sebo bovino em biocombustível), disse Costa Lima. Na cadeia do biocombustível, o sebo terá um papel muito importante.

Segundo o secretário, há atualmente 19 usinas de biodiesel em operação no país, com produção de 664 milhões de litros por ano. Outras 46 estão em fase de autorização, construção ou projeto, o que deve elevar a capacidade produtiva do Brasil para mais de 3 bilhões de litros anuais.

O secretário previu que haverá uma transição da era do petróleo para as energias mais limpas e renováveis. E que, em quatro décadas, o mundo tenderá a substituir combustíveis líquidos por outras fontes de energia, como a solar e a eólica.

Mas ainda temos quatro décadas pela frente. Portanto, agora é a hora da agroenergia, disse ele. As informações são da assessoria de imprensa do Congresso Internacional de Carnes.

Fonte:

Nenhum comentário: