quinta-feira, 19 de abril de 2007

Equipamento irá avaliar a qualidade do biodiesel em Mato Grosso

O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Paulo Speller, participa amanhã (19), às 8h30, da entrega do Cromatógrafo a Gás para determinação de marcadores em biodiesel. O equipamento de alta tecnologia foi cedido, em regime de comodato, pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) à Central Analítica de Combustíveis (CEANC) do Departamento de Química, do Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET). A solenidade será realizada na sala de sessões dos Órgãos Colegiados Superiores, no prédio da reitoria.

O equipamento será utilizado no controle da qualidade do biodiesel vendido em Mato Grosso. O cromatógrafo torna possível a realização de análises quantitativas, que indicam se está correta a proporção de biodiesel adicionado ao óleo diesel; e qualitativas, que permitem a identificação da origem do biodiesel por meio de marcador químico que, obrigatoriamente, os produtores misturam ao combustível. Cada produtor possui um marcador específico, que individualiza o produto.

Ao todo, sete cromatógrafos estão sendo entregues pela ANP a laboratórios e institutos de pesquisa participantes do Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis. Além da UFMT, já receberam os equipamentos universidades da Bahia (Unifacs), do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Piauí (UFPI). O Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas (CPT) da ANP, localizado no Distrito Federal, e os laboratórios de universidades de São Paulo (Unesp) e Rio Grande do Sul (UFRGS) também receberão o equipamento.

Coordenada pelo professor Edinaldo de Castro e Silva, a Central Analítica de Combustíveis já faz o monitoramento de qualidade nos 900 postos em atividade no Estado de Mato Grosso. Para ele, o controle de qualidade do biodisiel é muito importante, por ser um processo novo, e existe a preocupação de que não danifique os motores dos veículos.

Fonte: 24 horas News

Nenhum comentário: