terça-feira, 7 de novembro de 2006

Palestra aborda culturas potenciais para produção de biodiesel

Ontem pela manhã, como parte do Programa ‘Segunda às 9 – Ciclo de Palestras da Embrapa Tabuleiros Costeiros’ aconteceu um debate com o tema ‘Considerações sobre culturas potenciais para a produção de biodiesel no Estado de Sergipe’.

O pesquisador Ivenio Rubens Oliveira informa que nos últimos anos, a palavra ‘Biodiesel’ tornou-se comum no Brasil, com maior ênfase no Nordeste. Para a obtenção deste produto, várias são as alternativas, sendo que as mais importantes estão ligadas ao setor de produção primário, ou seja, a agricultura. Muitas plantas podem dar origem a óleos vegetais, o que difere uma da outra é a qualidade e a quantidade produzida do óleo de cada uma.

As pesquisas da Unidade têm focado algumas destas plantas, principalmente, no que diz respeito à adaptabilidade de cultivares desenvolvidas por diferentes centros de pesquisa da Embrapa. “Busca-se as que são mais adequadas à exploração, ou seja aquelas mais produtivas e que potencialmente possam significar um maior retorno para o produtor que optar pelo cultivo de plantas visando a produção do Biodiesel”, explica o pesquisador.

Fonte: Infonet

Nenhum comentário: