domingo, 5 de novembro de 2006

FEUP reúne peritos para debater energia Nuclear, Eólica e Biocombustível


O Departamento de Engenharia Química (DEQ), da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), acolhe e organiza, depois de amanhã, a sexta edição da iniciativa “Jornadas DEQ/FEUP”. Sob o mote “A Energia no Caminho da Engenharia”, o encontro decorre no auditório da instituição, tendo início marcado para as 8h30.

A urgência de se encontrar uma alternativa viável para reduzir a enorme dependência face à utilização do petróleo, a subida constante do preço daquela energia e a controvérsia gerada em torno da energia nuclear justificam o debate sobre as energias do futuro. Nesse contexto, as Jornadas do DEQ visam apresentar soluções energéticas alternativas e respectiva viabilidade, debatendo aquela temática com um quadro de oradores de renome internacional.

O programa das Jornadas contempla três módulos distintos: Desafios Energéticos para Portugal; Novas Energias para Transportes e Novas Energias para Produção de Electricidade. Neste âmbito, biocombustíveis e células de combustível – duas alternativas no âmbito dos transportes – e a questão da energia eólica – uma das principais energias renováveis – constituem dois dos temas que vão estar em destaque na iniciativa.

Debate conta com peritos de topo

Registe-se no evento a presença de Expedito José de Sá Parente, o investigador brasileiro que conseguiu a primeira patente mundial de biodiesel, bem como de outras individualidades do mundo da engenharia, como Carlos Varandas, presidente do Centro de Fusão Nuclear do Instituto Superior Técnico de Lisboa, e Campos Rodrigues, director da SRE – Soluções Racionais de Energia, uma empresa nacional que depois de três anos de investigação com o INEGI e o INETI colocou no mercado mundial uma pilha de combustível a hidrogénio inovadora na gama de potências de 100W.

As Jornadas contam ainda com os contributos de Álvaro Henrique Rodrigues, docente da FEUP e membro do Centro de Estudos de Energia Eólica e Escoamentos Atmosféricos, de Pedro Sampaio Nunes, consultor de empresas, e de Luís Braga da Cruz, presidente do OMIP – Operador Mercado Ibérico Pólo Português – e Soares Mota, da Galp Energia.

As Jornadas do DEQ são uma iniciativa anual, promovida pelos alunos do Departamento de Engenharia Química da FEUP, visando abordar o futuro da indústria química e o papel do engenheiro (químico).


Fonte: Ciência Hoje

Nenhum comentário: