quarta-feira, 8 de novembro de 2006

Indaiatuba desenvolve projeto pioneiro de biodiesel a partir de óleo de cozinha


Um convênio de cooperação entre a Unicamp e a Prefeitura Municipal de Indaiatuba permitiu a instalação na cidade de uma planta da Unicamp com capacidade para produzir até mil litros de biodiesel por dia. A unidade integra um projeto abrangente que envolve a Prefeitura, a formação de uma cooperativa de catadores de óleo de cozinha usado e a concessionária SAE-Serviço Autônomo de Água e Esgoto. A partir desse óleo residual coletado na cidade, está sendo possível produzir um biodiesel de qualidade, que atinge os padrões ditados pela Agência Nacional do Petróleo-ANP.

A produção do biodiesel será absorvida pela frota de veículos movidos a diesel da Prefeitura, além do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e de concessionárias de serviços públicos. A expectativa é que somente com a frota da Prefeitura haverá uma economia de R$ 1 milhão por ano com o óleo diesel.

Papel pioneiro nesse processo exerceu também a fabricante de tratores e microtratores voltados para a agricultura familiar, Yanmar Agritech, com sede em Indaiatuba. Desde o início do ano, todas as máquinas produzidas pela empresa estão aptas a se movimentar com biodiesel, inclusive os motocultivadores ou microtratores.

Fonte:

Nenhum comentário: