terça-feira, 7 de novembro de 2006

A Viação Itaim Paulista (VIP) está utilizando o B30


A Viação Itaim Paulista (VIP), empresa de ônibus na cidade de São Paulo, já opera com diesel em mistura de 30% de biodiesel (B30), 62% de diesel convencional e 8% de álcool anidro. A experiência tem função ambiental ambiciosa: confirmar que este combustível reduz em 40% o material particulado e a fumaça preta. Além deste aspecto, o projeto apressa o experimento já em curso de utilizar 2% de biocombustível.

A meta da empresa, que já opera com 30% de biodiesel em 400 dos ônibus de sua frota, é trabalhar com todo os seus 1.880 veículos. A empresa consome 65 milhões de litros de diesel por ano. Com o projeto implementado, o grupo utilizará 19,5 milhões de litros de óleo vegetal.

Entre outras experiências, o projeto da empresa de ônibus paulista é um bom teste de viabilidade operacional e da capacidade de distribuição do novo combustível. Segundo o Programa Setorial de Política Energética do governo federal, o biodiesel já é vendido em mais de 1.700 postos e disponível em oferta fechada para 500 grandes consumidores.

A experiência apressa o que já se vê normalmente - a utilização de 2% de biodiesel. Segundo Paulo Mendes, diretor da B100 Participações - empresa que junto com a BR Distribuidora desenvolveu a tecnologia- garante que o B30 "reduz em 40% o material particulado e a fumaça preta".

Fonte: Gazeta Mercantil

Nenhum comentário: