quarta-feira, 1 de novembro de 2006

Austrália anuncia fundos para reduzir emissões


Hoje (Quarta-feira), o Primeiro Ministro da Austrália, John Howard, anunciou que investirá 60 milhões de dólares australianos para projetos de redução das emissões de gases do efeito estufa, em meio a crescente pressão do governo para mitigar o aquecimento global.

O anúncio de Howard foi feito após a publicação de um importante relatório britânico, o qual ressaltou que a Austrália se recusou a retificar o Protocolo de Kyoto sobre mudanças climáticas, alertando sobre as conseqüências econômicas diretas da falta de ação.

“Os projetos abrangem uma série de áreas, incluindo energias renováveis, melhoria da performance ambiental dos combustíveis fósseis, eficiência energética, e melhoria das práticas ambientais em setores como mineração do carvão e produção de alumínio,” disse Howard.

O anúncio do pacote de 60 milhões dólares soma-se a diretiva de 500 milhões de dólares, lançada na semana passada para mitigar as mudanças climáticas, incluindo fundos para projetos como a maior usina de energia fotovoltáica do mundo.

Na segunda-feira, o ex-chefe Economista do Banco Mundial, Nicholas Stern, disse em seu relatório que o prejuízo econômico das mudanças climáticas podem ser da escala de duas guerras mundiais e da Grande Depressão ocorrida na década de 1930.

Fonte: Agence France Presse
Agência UDOP de Notícias

Nenhum comentário: