quinta-feira, 8 de maio de 2008

Biodiesel: Alga no Tanque

A LifeFuel Inc., uma companhia localizada na Califórnia, está pesquisando o potencial de produção de óleo a partir dos mencionados seres de uma só célula. O objetivo é a substituição de milhares de litros de combustíveis fósseis nos EUA até o ano de 2010.


Para seu crescimento não é necessário terra; somente água, luz e gás carbônico. Além disso, a alga tem o potencial de fornecer 30 vezes mais combustível por metro quadrado que a cana-de-açúcar. Em 1 hectare, por exemplo, há a possibilidade de geração de 237 mil litros de biocombustível de alga. Em uma mesma área, produz-se cerca de 8000 litros de combustível com a cana.

Os pesquisadores estão tentando identificar as espécies mais promissoras e como cultivá-las para que seja extraído o máximo de óleo da forma mais eficiente possível. Outra preocupação é o que fazer com o resíduo gerado pelo processo. Na Universidade de Minnesota, os cientistas estão bastante ocupados em seus laboratórios projetando um sistema chamado “fotobiorreator”. A dificuldade é fazer com que sejam fornecidos nutrientes e luz nas quantidades certas.

Esquema sobre a produção de biocombustível a partir de algas


botryococcus, uma das várias espécies de algas usadas


Fonte:

2 comentários:

Ecologia agricola disse...

fantastico seu blog sou emgenheiro agronomo no rio grande do sul e nem acreditei que essa materia não tinha nehuma postagem me formei agora em tecnico em biocombustiveis e ainda ntinha receio quanto ao futuro dos biocombustiveis mas agora tudo esta ficando mais claro e estou acreditando cada vez mais nos biocombustiveis parabéns pelo blog

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu blog, Manoel.
Gostaria de perguntar como está a situação da pesquisa do biodiesesl a base de algas no mundo e no Brasil, se o produto já é realidade ou ainda não, e se o uso dele ele será económica e operacionalmente viável em relação à outros biodiesel e ao próprio etanol.
Att,
Fernando G. Medina