sexta-feira, 10 de novembro de 2006

União Européia deixará de alcançar meta de utilização de biocombustível

A União Européia (UE) provavelmente não alcançará uma meta, fixada para 2010, de aumentar a utilização de combustíveis alternativos por parte de seus países-membros. Caso isso ocorra, essa será a segunda vez que a UE fracassará em atingir seu objetivo nos últimos cinco anos, disse Hans van Steen, autoridade da UE responsável pela promoção de fontes de energia alternativas.

A UE quer que os biocombustíveis respondam por 5,75%, em média, dos combustíveis automotivos utilizados na região até 2010, disse ontem van Steen durante a Conferência Mundial do Etanol organizada pela F.O. Licht em Amsterdã, na Holanda. A UE definiu a meta de 2% para 2005, mas seus países-membros só conseguiram alcançar a média de 1% de utilização de biocombustíveis, disse ele. Os biocombustíveis são fabricados a partir do milho, da cana-de-açúcar e de óleos vegetais.

“Não podemos contar com o fato de que da UE chegarão aonde querem chegar (em termos de utilização) baseados em seu desempenho prévio”, disse van Steen, do departamento de energia renovável da Direção Geral de Energia e Transporte da Comissão Européia. A meta de 2%o só foi alcançada pela Suécia e pela Alemanha, segundo ele.

Estima-se que a produção européia de biodiesel quase quadruplique para 12 milhões de toneladas até 2010, impulsionada por um investimento de US$ 3,8 bilhões, segundo o Goldman Sachs.

Fonte:
da Agência de Notícia UDOP

Nenhum comentário: