terça-feira, 17 de junho de 2008

Projeto Biodiesel: primeiro teste de campo foi um sucesso

Os alunos do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA), João Augusto da Silveira Aguiar, Amanda Mello Hüther (2º Ano) e Fernanda Luíza Horácio Buta (1º Ano) desenvolvem, sob a orientação da Prof.ª Dra. Maria Inês Soares Melecchi, desde 2007, pesquisa para produção de biodiesel a partir de óleo residual proveniente da cozinha da Escola.

O produto obtido está sendo acompanhado com testes de verificação de qualidade e se encontra dentro das normas da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Os testes estão sendo realizados nos laboratórios do CMPA e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Para comprovar a eficiência do produto, no dia 17 de maio de 2008 foram realizados, com a utilização de um trator, experimentos com biodiesel puro (B100), 50% biodiesel: 50% diesel (B50) e 25% biodiesel: 75% diesel (B25).

Durante o teste foi observado uma drástica redução das partículas de carbono, com a mudança de coloração da fumaça expedida pelo motor, ou seja, com o óleo diesel puro a coloração foi mais escura do que com a utilização da mistura com biodiesel.

Também foi constatado, que a “fumaça preta”, oriunda do escapamento, é uma característica da reação incompleta de combustão do óleo diesel. Torna-se importante destacar que na partida de qualquer motor diesel abastecido (com diesel ou biodiesel) há uma emissão inicial de “fumaça preta”, pois o motor “puxa” uma grande quantidade de combustível, resultando na queima incompleta deste. A diferença é que com o diesel puro, a fumaça preta continua sendo emitida, o que não ocorre na utilização da mistura com o biodiesel.

O objetivo dos alunos do CMPA é continuar a pesquisa produzindo uma quantidade maior de biodiesel, para realizar testes com viaturas militares.

Veja mais fotos na Galeria de Imagens.

Veja outras fotos na galeria


Fonte: Colégio Militar de Porto Alegre

Um comentário:

Fernanda Luíza_71553 disse...

Fico feliz que o projeto no qual participo tenha sido apreciado pelo senhor!
=]