sábado, 26 de abril de 2008

Europa pode taxar o biodiesel Americano

Nesta sexta feira em Bruxelas os produtores europeus de biodiesel abriram uma nova disputa comercial internacional ao pedirem a adoção de taxas de importação punitivas sobre o biodiesel dos Estados Unidos.

Com a demanda por biocombustíveis começando a aumentar à medida que o mundo busca maneiras de lidar com a mudança climática e os norte-americanos aplicam subsídios injustos, o restante do mudo começa a notar que isso está prejudicando a evolução da produção.

"Desde 2007, como resultado dessas medidas, houve um forte aumento nas exportações de biodiesel dos EUA para a UE, criando assim um prejuízo severo à indústria de biodiesel da região", disse o CEB em um comunicado.

O Conselho afirmou que estava pedindo formalmente à comissão executiva da UE que aja em relação às importações dos EUA com taxas antidumping e anti-subsídios.

A indústria européia reclama há tempos que os subsídios dos EUA para o biodiesel "B99", que é misturado com 1% de diesel, quebram as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Os norte-americana taxaram a reclamação européia como "hipócrita", e dizem estar fazendo possível para atingir as especificações européias para combustíveis e outras políticas.

A Comissão Européia tem 45 dias a partir do momento em que recebe uma reclamação para decidir se dá início a investigações. Ela tem então até nove meses para adotar taxas de maneira provisória, se encontrar evidência de que as regras comerciais foram quebradas. Essas taxas podem se tornar definitivas, normalmente durante cinco anos.

Fonte:

Nenhum comentário: