terça-feira, 8 de abril de 2008

Conselho da Petrobras aprova criação de subsidiária para a área de biocombustíveis

Em reunião realizada hoje (3), o Conselho de Administração da Petrobras aprovou a criação de uma subsidiária que irá cuidar da área de biocombustíveis da estatal. Foi aprovado, ainda, o desdobramento das ações da companhia.

Com a decisão, quem possui hoje uma ação da petrolífera – seja ordinária, preferencial ou ADR – passará a ter duas ações, o que não acontecia desde setembro de 2005. “As ações da Petrobras valorizaram muito desde 2005 e ficaram muito caras para o pequeno investidor. Com o desdobramento, nós estaremos facilitando a vida deste investidor. Estaremos dando maior liquidez aos papéis e atraindo mais investidores”, afirmou o diretor financeiro da Petrobras, Almir Barbassa.

Com relação à subsidiária, Barbassa adiantou que ela ficará responsável por gerir toda a área de biocombustíveis da Petrobras, desde as refinarias que a estatal mantém na Bahia, no sul de Minas e no Ceará, para processar biodiesel, até o setor de etanol, onde a empresa tem estudos e acordos de intenção assinados com os japoneses, para produção e exportação.

Na reunião do Conselho de Administração também ficou decidida a nomeação de Jorge Luiz Zelada para substituir Nestor Cerveró na Diretoria Internacional. Na estatal desde 1980, Zelada atuou em varias áreas, inclusive como gerente geral de engenharia. Atualmente, segundo Barbassa, ele ocupava a gerência geral de implementação de empreendimentos na área de exploração e produção e transporte marítimo.

Cerveró ocupará a diretoria financeira da Petrobras Distribuidora (BR), que vinha sendo acumulada pelo atual presidente da subsidiária, José Eduardo Dutra.

Fonte:

Nenhum comentário: