segunda-feira, 28 de abril de 2008

BIONASA PLANTA 1,5 MIL HECTARES DE PINHÃO-MANSO E GIRASSOL

A Bionasa, que está construindo a maior planta de biodiesel do país em Porangatu (GO), conclui nesta terça-feira (4/3) todo o ciclo de plantio de aproximadamente 1,5 mil hectares das culturas de pinhão-manso e girassol no Norte de Goiás. A plantação foi feita em áreas de assentados do Programa Nacional de Reforma Agrária. Toda a produção de ambos vegetais pelos agricultores familiares estabelecidos nessas áreas será adquirida pela Bionasa para transformação em biodiesel.

"Em dezembro do ano passado, a Bionasa havia fechado parceria com cerca de 130 famílias de assentados da região Norte do estado de Goiás - Porangatu, Campinaçu, Mutunópolis, Novo Planalto e Amaralina - para o plantio", explica Adilson Paschoal Montanheiro, diretor da Bionasa. Cada família disponibilizou de 3 a 10 hectares para plantação de girassol ou pinhão-manso.

O complexo industrial de biodiesel da Bionasa, que será inaugurado em agosto, já está com a parte estrutural toda concluída. Atualmente, a empresa está recebendo e montando em Porangatu os equipamentos de produção do biodiesel encomendados à Dedini, indústria de base de São Paulo. Nesta primeira etapa, a Bionasa será capaz de produzir 200 mil toneladas de biodiesel por ano. Em 2010, com a ampliação da unidade, a capacidade de produção será de 400 mil toneladas/ano.

O diretor da Bionasa informa ainda que a empresa está cadastrando agricultores de pequeno, médio ou grande porte, que tenham interesse em fornecer pinhão-manso ou girassol à indústria. Os interessados podem entrar em contato com a Bionasa pelos telefones (62) 3362-3455 ou 3942-6766.
Fonte: Ecopress com informações da assessoria - 12/03/08, às 13h48

Nenhum comentário: