quinta-feira, 31 de julho de 2008

Governador do Piauí concorda com decisão da ANP sobre Biodiesel

O governador Wellington Dias foi favorável em relação à decisão da ANP, Agência Nacional de Petróleo, que afirmou ser impossível, tecnicamente, produzir biodiesel apenas com óleo de mamona. Para ele, o óleo de mamona será utilizado para produzir cosméticos e aditivos. Já o biodiesel, será produzido através de outra oleaginosas como da soja e ,mais precisamente, através do pinhão manso.

Wellington falou que o Governo Federal assumiu a questão da produção de mamona e seu óleo sendo utilizado em cosmésticos, esmaltes, aditivos e lubrificantes terá o seu preço aumentado.

Segundo o governador do Estado, para a produção do biodiesel, o preço atual da mamona, R$ 0,65 o quilo, poderá aumentar para R$ 2,00, se for usado para a fabricação de outros produtos.

Wellington disse que os produtores da agricultura familiar vão continuar plantando mamona para outros produtos e pinhão manso para a produção de biodiesel. Afirmou ainda que as pesquisas da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias) sobre o pinhão manso estão adiantadas. Ele declarou que o teor de óleo da soja é de 20% a 30%, enquanto o do pinhão manso é de 40% a 60%, dependendo da variedade.

De acordo com ANP, foram estabelecidos vários critérios físicos e químicos para o biodiesel. Pelos parâmetros, o biodiesel produzido apenas com mamona é muito viscoso e se for usado nos motores poderá danificá-los. Para a ANP, a mamona é a única oleaginosa que não se enquadra nos parâmetros técnicos do biocombustível. Com todas as demais – soja, pinhão manso, algodão – possível produzir biocombustível sem precisar de mistura.


Flávio Moura
Fonte: 180 Graus - Teresina/Piauí

2 comentários:

Anônimo disse...

Pinhão Manso com 40 a 60% de oleo só existe na cabeça deste governador,provando sua total ignorância com relação ao assunto biodiesel, apesar do Estado do Piauí ter sido um dos primeiros na implantação de grandes unidades.
O Governador Wellington Dias cometeu um gravissimo erro estratégico ao fomentar uma empresa que hoje não tem mais nenhum futuro,a Brasil Ecodiesel. Certo fizeram o governador da Bahia, o Prefeito de Crateus - CE e a turma do PT do Rio Grande do Sul (Palmeira das Missões), local da próxima unidade da Petrobras.

Anônimo disse...

Uma correção no comentario anterior: O prefeito é da cidade de Quixada - CE´, administrada pelo PT.