terça-feira, 1 de julho de 2008

A grande verdade sobre a quetão BiocombustiveisXAlimento

Toda a discussão sobre os problemas apresentados pelo mundo em cima da questão dos Biocombustíveis versos Alimento podem ser entendidos lendo esta reportagem sobre o programa Petroleo por alimentos:

Iraque abrirá processo nos EUA por escândalo do plano “petróleo por alimentos”

O Iraque vai processar nos Estados Unidos as empresas e indivíduos envolvidos na grande fraude descoberta no programa da ONU ´Petróleo por alimentos´, aplicado durante o regime do ex-presidente Saddam Hussein.

"O programa foi alvo de enormes escândalos financeiros que envolvem empresas e particulares que conspiraram com Saddam Hussein para desviar importantes somas de dinheiro mediante subornos, preços exagerados e o fornecimento de bens de má qualidade", declarou o porta-voz do governo iraquiano, Ali al Dabbagh, em um comunicado, que não dá maiores detalhes sobre a ação.

O programa "Petróleo por alimentos" funcionou entre 1996 e 2003, quando os Estados Unidos lideraram uma invasão militar ao Iraque para derrubar Saddam Hussein. Esse programa da ONU permitia a Bagdá vender petróleo em troca de bens humanitários de que o país necessitava devido às sanções vigentes depois de ter invadido o Kuwait em 1990. O regime de Saddam Hussein foi acusado de ter se aproveitado do programa para condicionar o direito a compra de petróleo à entrega secreta por parte dos compradores de comissões de vários milhões de dólares. Segundo um relatório de outubro de 2005, o informe "Volcker", a manipulação desse programa permitiu ao regime Saddam Hussein malversar 1,8 milhão de dólares. Mais de 2.200 empresas de 66 países foram acusadas de malversação.

Agência AFF - 29/06/2008

Nenhum comentário: