quinta-feira, 10 de julho de 2008

Biodiesel: o desafio agora é a redução dos custos da produção

Se os resultados do PNPB são animadores ao se falar em produtividade, a avaliação costuma ser diferente quando se trata do custo da lavoura. De acordo com Heitor Petry, o valor médio do hectare no sul do País ficou em R$ 900,00. A intenção é fazer com que esse valor seja reduzido.

Outra ação para baratear a fabricação do biocombustível é adotada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Técnicos dos cursos de Engenharia Agrícola e Química vêm trabalhando na adaptação de um equipamento que transforma o óleo vegetal em biodiesel. Até agora um modelo está sendo usado e o desempenho é satisfatório. Apenas os custos ficaram mais altos. Por esse motivo, segundo o engenheiro mecânico e mestrando em Tecnologia Ambiental, Jonas Kaercher, ainda serão necessárias adaptações na máquina.

Uma delas tem como foco a redução nos custos do sistema. A outra envolve a forma de manuseio.

A intenção é possibilitar que os agricultores façam o biodiesel em casa de uma forma prática e mais barata. Enquanto isso estiver acontecendo, uma equipe da universidade também vai acompanhar o funcionamento dos motores nos quais passou a ser usado o combustível feito com girassol.

Fonte: Gazeta do Sul

Nenhum comentário: